
Passo a passo para validação do Certificado
O primeiro passo é adquirir o seu Certificado. Clique aqui para comprar. Após essa etapa você deverá escolher uma forma de valida-lo
Videoconferência

Validação presencial
Delivery
Documentos Necessários para Emissão
O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.
Além da documentação, será realizado a sua coleta biométrica (digital + foto).
Para validação por videoconferência: entraremos em contato solicitando o envio dos seus documentos.
Para validação presencial: levar seus documentos originais ao local de atendimento.
Documento de Identificação.
Você pode usar um dos documentos abaixo:
- Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
- Carteira de Identidade - RG;
- Passaporte;
- Carteira de Entidade de Classe¹;
- Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE/RNM/RNE), se estrangeiro domiciliado no Brasil;
- CPF.
- e-Título (Título de eleitor digital).
¹Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do documento, esteja dentro do prazo de validade e com o registro ativo/regular no Conselho).
Para certificados Profissionais (e-Médico, e-Saúde e e-Jurídico): é obrigatório a apresentação do documento de classe referente ao modelo de certificado adquirido, tais como: CRM, COREN, OAB (dentro do prazo de validade e com o registro ativo/regular no Conselho).
Documentos opcionais:
- Título de Eleitor;
- PIS/PASEP;
- Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas – CAEPF
- Cadastro Nacional de Obras – CNO
Procurações: Não são aceitas procurações para emissão do certificado digital de Pessoa Física, de acordo com a resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.2, do DOC-ICP-05, versão 5.4.
Coleta biométrica obrigatória: De acordo com as Normas da ICP-Brasil, DOC-ICP-05.02, a coleta biométrica é obrigatória e todos os dados coletados serão mantidos em sigilo na base biométrica da ICP-Brasil.
O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.
Além da documentação, será realizado a sua coleta biométrica (digital + foto).
Para validação por videoconferência: entraremos em contato solicitando o envio dos seus documentos.
Para validação presencial: levar seus documentos originais ao local de atendimento.
Documentos da empresa ou instituição:
- Registro Comercial, no caso de empresa individual;
- Ato Constitutivo, Alterações (se houver) ou Certidão Simplificada, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado em órgão competente;
- Documento de eleição de seus administradores, quando aplicável;
- Cartão do CNPJ (Impresso do site da Receita Federal do Brasil no máximo há 5 dias).
Documentos do Responsável Legal cadastrado na Receita Federal
Documento de Identificação:
- Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
- Carteira de Identidade - RG;
- Passaporte;
- Carteira de Entidade de Classe¹;
- Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE/RNM/RNE), se estrangeiro domiciliado no Brasil;
- CPF.
- e-Título (Título de eleitor digital).
¹Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do documento, esteja dentro do prazo de validade e com o registro ativo/regular no Conselho.
Documentos opcionais
- Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
- Cadastro Nacional de Obras – CNO
- Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas - CAEPF
Clausula Administrativa: É importante avaliar na cláusula que dispõe sobre a administração da sociedade, quem é(são) o(s) responsável(is) legal(is) por assumir compromissos e obrigações em nome da empresa.
Se a administração couber a mais de um sócio, diretor ou administrador, todos os citados deverão comparecer no dia da validação, munidos de seus respectivos documentos pessoais, listados acima, para assinatura dos termos.
Procurações: As procurações são aceitas somente para a representação do titular do certificado. As procurações devem ser públicas, lavradas em cartório e específicas para atuar perante à ICP-Brasil, conforme resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
A procuração poderá ser aceita por até 90 dias a partir de sua emissão, independentemente de ter prazo de validade superior mencionado na procuração conforme resolução nº 107/2015 do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
Consulta Online: Os contratos sociais são consultados de forma online na Junta Comercial do Estado, quando disponível.
Coleta biométrica obrigatória: De acordo com as Normas da ICP-Brasil, DOC-ICP-05.02, a coleta biométrica é obrigatória e todos os dados coletados serão mantidos em sigilo na base biométrica da ICP-Brasil.
Manuais de Emissão
Como operamos com as três meiores Autoridades Certificadoras do Brasil, cada uma possui uma forma exclusiva de validar e emitir seus certificados digitais, todas dentro das normas da ICP-Brasil conforme Instrução Normativa Nº 5, de 22 de Fevereiro de 2021. no entanto disponibilizamos aqui, os links de acesso diretamente aos manuais de cada uma delas, para verificar qual o manual que você deverá utilizar, verifique no e-mail informado no ato de seu cadastro para a emissão, a mensagem de aprovação de seu certificado digital, nela você encontrará um dos seguintes nomes: Soluti, Syngular ou Valid.
Com esta informação em mãos, selecione abaixo as informações necessárias para a sua emissão.
Instalação do certificado A1
Localize o arquivo gerado após a emissão. Caso o arquivo não seja localizado, sugerimos que busque no diretório. Para isso, digite na barra de pesquisa Downloads, ou se sua emissão foi realizada junto a AC Valid, digite "Executar"
Digite no “Executar” um dos diretórios listados abaixo:
- %USERPROFILE%desktop
- %USERPROFILE%Documents
- %USERPROFILE%AppDataRoamingValidValid Agent Server – Cliente


Atenção: Este arquivo é a cópia de segurança de seu certificado A1. É importante que ela seja guardada de forma segura para ser utilizada em outros equipamentos. Inclusive, se sua máquina for formatada, é possível instalar o certificado novamente a partir desta cópia de segurança. A Valid Certificadora não se responsabiliza pelo armazenamento da cópia.
Na opção “Local do Repositório”, deixe marcada a opção “Usuário Atual” e clique em “Avançar”.


No campo “Senha”, deverá ser inserida a senha criada no ato da emissão do certificado. Marque as opções: “Marcar esta chave como exportável” e “Incluir todas as propriedades estendidas” em seguida clique em “Avançar”.
Lembrando que esta senha é de responsabilidade do usuário. A Valid não mantém cópia ou método de recuperação da senha.

Lembrando que esta senha é de responsabilidade do usuário. A Gabo não mantém cópia ou método de recuperação da senha.


Verificando a instalação
Após finalizar a instalação, no Menu Iniciar do seu computador procure por “Opções da Internet”.Selecione a aba “Conteúdo” e clique em “Certificados”.
O certificado A1 consta instalado com sucesso. Se preferir disponibilizamos abaixo, algumas opções de verificação de seu certificado digital.
¹ Disponível somente para certificados emitidos pela AC Valid, por meio do App Vidaas
Download do Connect macOS
Primeira Etapa;
- Acesse o link do VIDaaS conncet macOS;
- Realize o download do app;

Segunda Etapa;
- Visualize em Downloads;
- Agora, clique duas vezes sobre o app para iniciar a instalação;


Fique atento! No final da instalação, temos um aviso de reinicialização do macOS

Terceira Etapa;
Após a instalação, deve estar disponível o ícone do VIDaaS Connect no “Launchpad do seu Mac”

Emissão do A1 no VIDaaS Connect macOS
Primeira Etapa;

- Processo simplificado: Todo o fluxo de emissão do certificado ocorre diretamente no aplicativo, garantindo uma experiência fluida e intuitiva.
- Compatibilidade nativa com macOS: O aplicativo foi projetado para funcionar de forma otimizada em dispositivos com arquitetura Apple Silicon (ARM) e Intel.
- Segurança robusta: Implementamos criptografia avançada e conformidade total com as normas da ICP-Brasil, garantindo a proteção de seus dados.
- Gestão facilitada: Após a emissão, o certificado é automaticamente instalado no sistema, pronto para uso em aplicações como gov.br, ou outros sistemas que exijam autenticação com certificado digital ICP-Brasil.
- Segunda Etapa;

1. Insira o seu ticket e senha de emissão;

2. Aguarde a instalação finalização;

3. Sucesso!

4. Seu certificado esta disponível no VIDaaS Connect Agora pode começar utilizar o seu Certificado digital
Duvidas gerais
- O instalador do VIDaaS Connect esta solicitando senhas muitas vezes ao realizar a instalação?
R: Nessa nova versão, foi corrigido esse comportamento. - O certificado emitido diretamente no macOS precisa fazer importação manual do certificado?
R: Não, essa nova versão vai realizar todo processo de importação do certificado de forma automatizada - Preciso realizar o backup do meu certificado?
R: Sim, o seu certificado digital A1, vai ficar disponível na mesa do seu macOS, assim que a emissão for concluída. Uma vez disponível o seu certificado na mesa, você pode copiar o arquivo para um diretório ou repositório de arquivos da sua preferencia. - Funciona tanto na arquitetura Intel quanto ARM (Apple Silicon)?
R: Sim, essa nova versão funciona em arquitetura Apple Silicon (ARM) - Caso realize a exclusão do meu certificado pelo VIDaaS Connect, posso perder o meu certificado?
R: A exclusão via VIDaaS Connect vai excluir do repositório de chaves do seu macOS. Uma vez que o seu A1 esta salvo (backup), pode ser instalado novamente de forma manual. Com isso feito o VIDaaS Connect vai mostra-lo novamente na tela de certificados disponíveis para uso. - A senha do certificado será a mesma utilizada na emissão?
R: Sim, essa nova versão melhoramos a experiencia na jornada de emissão, possibilitando que a senha cadastrada no processo de validação seja a mesma do certificado instalado. - A senha do certificado será a mesma utilizada na emissão?
R: Sim, essa nova versão melhoramos a experiencia na jornada de emissão, possibilitando que a senha cadastrada no processo de validação seja a mesma do certificado instalado.
Instalando Certificado A1 no Linux
Para instalação o certificado digital A1 em um equipamento Linux, primeiramente, é necessário emiti-lo em um equipamento Windows para posteriormente realizar a exportação no Linux.
Para isto basta seguir o passo a passo acima!
No navegador Google Chrome, localize o arquivo que foi exportado.






Pronto, o certificado está pronto para uso pelo navegador Google Chrome.

Drivers para Leitoras e Dispositivos Criptográficos A3

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Este serviço permite que você teste o funcionamento do seu Certificado Digital e verifique a validade dele.























